Trinity Arc é um Blog de conteúdo basicamente Otaku/Nerd em sentindo amplo, não se restringindo a Animes e Mangas, mas indo entre séries, games, filmes e tecnologia. Para isso estarei contando com ajuda de alguns amigos, pelo menos assim espero..

Anime também é cultura

Posted by Ichii On segunda-feira, 27 de setembro de 2010 1 comentários

     

     Um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira é que os animes e mangas são taxados como coisa de criança, vendo por um lado a própria sociedade e muitas vezes  próprio “Otaku” contribui com essa imagem. Fato é que a TV brasileira, com exceção de alguns canais fechados, se foca em exibir títulos infantis devido ao seu alto poder de consumo, e assim temos uma leva de animes de conteúdo pobre que vidra os olhos das crianças, claro que temos exceções de exibição de títulos como Akira, mas convenhamos que são fatos bem isolados. Felizmente por iniciativa do canal Amiax, antigamente chamada de Locomotion, houve uma maior exibição de títulos mais adultos e com enredos mais ricos de conteúdo, fato que ajudou um pouco a fama dos Animes.
     Mas não quem como negar que, há uma grande produção de bons títulos no mercado japonês, em especial as longas metragens produzidos pelo Estúdio Ghibli, que fazem e fizeram fama no mundo inteiro por serem trabalhados com grande requinte, com seus clássicos de animação como Totari no Totoro (Meus visinho Tototo, que virou o logo da empresa), Mononoke Hime (Princesa Mononoke), e mesmo animações mais recentes como O Castelo Animado ou mesmo A Viagem de Chihiro, que ganhou o Urso de Ouro no festival de Berlim em 2002, e o Oscar de melhor Animação em 2003, alem de Gake no eu no Ponyo, seu título mais recente.




     Fato é que temos grandes títulos de animação japonesa de grande qualidade, e temos ainda, títulos que possuem um conteúdo social e mesmo cultural. Temos como exemplo o Manga Hikaru no Go, atualmente sendo lançado pela editora JBC no Brasil, que praticamente reviveu o jogo de tabuleiro milenar de I-Go, fazendo milhares de jovens japoneses começarem a jogar, o que alegrou e muito os vovôs japoneses que se sentiram orgulhosos e maravilhados pelo repentino interesse dos jovens no jogo de tabuleiro. Ou mesmo títulos em Mangas e Animes que são baseados em consagradas obras da literatura como Juuni Kokki (Twelve Kingdoms), e Vagabond, baseado no famoso Musashi, que é o livro que conta a historia de Miyamoto Musashi o famoso Samurai japonês que é livro de cabeceira de muitos japoneses e empresários, e que após o Manga de Takehiko Inoue, incentivou a leitura da obra original em muitos jovens japoneses e do mundo.



     Mas uma prova que tal visão possa estar mudando, são as iniciativas de editoras como JBC, Conrad e Panini, que cresceram e muito no Brasil, trazendo cada vez mais títulos de qualidade para as nossas bancas.

     Basicamente basta um pouco de senso critico para filtrar o que tem qualidade para podermos ter Animes Escrevere Mangas de alta conteúdo, e graças ao advento da internete podemos ter tal privilegio já que nosso mercado nacional ainda é muito precário nessa ramo, mas bem ainda temos até 2012 para tentar resolver esse impasse, rsrs.

                       - by Ichi

Twelve Kingdoms

Um pouco sobre o mundo dos Animes e Mangas.

Posted by Ichii On quinta-feira, 23 de setembro de 2010 3 comentários





                  Code Geass, sucesso produzido pela Sunrise com charactrer design original da Clamp
                                                     

     O que talvez muitas pessoas não saibam, e muito menos entendam é a maneira que o mercado de animes e mangas funciona, gerando muita duvida e descontentamento por parte dos consumidores. Quem nunca se perguntou o porquê de um anime muitas vezes acaba na melhor parte, ou mesmo o porquê das produtoras brasileiras insistirem em trazer títulos dublados e muitas vezes censurados. Tentarei explicar aqui o funcionamento deste mercado que tanto nos fascina e faz circular milhões e milhões em todo o mundo.
    
     Na ordem normal das coisas, primeiramente temos os Mangas, para que mais tarde surgir uma versão animada, e quem sabe games. O anime em si não gera muita renda e muitas vezes apenas servem de vitrine animada para os produtos originais como os mangas, livros e DVDs, explicando o porquê de muitas vezes o anime terminar na melhor parte deixando o final aberto, justamente para incentivar a compra do produto original.

     No Brasil muitas vezes as pessoas se perguntam e reclamam (com certa razão), de toda Anime vir dublado e censurado para a TV aberta e mesmo nas TVs pagas, mas de fato devemos agradecer a essas ações, pois o anime vem para popularizar ainda mais a série, e quem sabe assim, atrair mais fãs do que os já cativados pelo produto original, e é com essa popularidade, que futuramente poderá ser refletido na publicação nacional de Mangas e DVDs , onde se pode ter áudio original sem cortes ou censuras, coisa que ninguém deve reclamar.

     As produtoras que trazem os títulos, em série de tv, para o Brasil não se preocupam com o publico fiel e sim com as grandes massas, principalmente as crianças ( o quê também explica o grande numero de animes infantis), que vão ser as pessoas que irão comprar as lancheiras, cadernos e bolsas, o quê gera o verdadeiro lucro, e com o sucesso, teremos o que realmente importa, o incentivo para publicação nacional de Mangas e DVDs, ou seja, melhor acesso para o publico brasileiro.
    
     A origem do animes pode variar bastante, normalmente vem de um Manga famoso, mas pode ocorrer de vir de livros, como Suzumiya Haruhi no Yuutsu e Twelve Kingdoms, e de Games famosos, na maioria dos casos ocorrem com os chamados Visual Novels, os populares jogos de simulação de relacionamento que muitas vezes, tem um final com cenas hentai, como exemplo Fate/Stay Night, Kanon e To Heart.
      Agora vale muito lembrar dos Animes Originais, um estilo pouco utilizado e muitas arriscado, diferente dos demais estilos que são baseados em outras obras e já contam com um publico de fãs dos mangas, livros e games. Os animes originais contam apenas com sua animação e nada mais. Estes são feitos por grandes produtoras como às gigantes Gainax, e Sunrise, famosas produtoras de animes originais, e devido a essa aposta arriscada eles possuem uma mega produção que requer um alto investimento, para garantir alta qualidade de enredo e de animação, justamente para garantir seu sucesso, e saindo da ordem natural das coisas mais tarde pode acontecer de se tornarem mangas e games, com exemplo da famosa serie Gundam, Code Geass, Angel Beats e Tengen Toppa Gurren Lagan.

                                                           Tengen Toppa Gurren Lagann (Gainax)
                                                            

                                                       Gundam 00 (Sunrise)
                                                                    

     Agora que já entendemos um pouco sobre a origem das animações vamos para a diferença entre elas:

Serie de TV: Como o nome já diz, é a versão animada para a TV aberta ou fechada e que serve de marketing para os produtos Originais, como Games, livros ou Mangas. Elas normalmente possuem um lançamento semanal e tem duração de uns 24 minutos, tendo normalmente temporadas de 12 ou 26 episódios, estas séries muitas vezes não possuem muita qualidade de animação devido ao curto tempo para produção, e por causa da exibição na TV aberta ou fechada contem cortes e censuras, fato que pode ser suprido com o lançamento em DVD.

OVA/OAV: Sigla para Original Vídeo Animation ou Original Animation Vídeo, que na verdade são a mesma coisa. OVA é um formato de animação de um ou mais episódios de Anime lançado diretamente no formato de vídeo como VHS e DVD, não tendo exibição prévia na TV. OVAs são complementos ou histórias paralelas das Séries de TV, isso se possuir uma. Tem uma duração mais elevada, e possuir um numero de 1 a 13 episódios.
      Como normalmente cada episódio sai em um único DVD, e são lançados separadamente, podendo ter uma espera de vários meses para publicação de um novo episódio, a animação possui uma qualidade muito superior à da serie de TV, e por sair diretamente em DVD, não possui qualquer corte ou censura.

MOVIES: Estilo de animação que dispensa qualquer explicação, eles são longas metragens com uma grande produção para lançamento nos cinemas.

OAD: Sigla para Original Anime Disk, é um modelo de venda criado pela Kodansha que comercializa o DVD junto com edições especiais e limitadas da Mangas, ou mesmo Games, normalmente conseguidos apenas por reserva antecipada, sendo uma variação de OVA muito mais barata por ser vendida junto com um manga, facilitando o acesso e a distribuição pelas livrarias. Exemplo disso é o OAD de Mahou Sensei Negima ~ Another World e o Ala Alba. Um outro exemplo disso é o OAD .Hack// Liminality, mas fugindo do elemento acessibilidade por ser distribuído junto com o jogo de PS2 .Hack// Legend of the Twilight Bracelet.

                                                Kit do OAD de Mahou Sensei Negima ~ Ala Alba

                                                                                                                     
                                                                                                                             - by Ichi

H.O.T.D – Highschool of the Dead

Posted by Ichii On quarta-feira, 22 de setembro de 2010 1 comentários



     Essa ultima temporada de animes trouxe muitos bons títulos, mas uma série em especial chamou minha atenção. Highschool of the Dead (H.O.T.D), uma série apocalíptica zumbi, escrita e ilustrada pelos irmãos Daisuke Sato e Shoji Sato, respectivamente, publicado na revista semanal japonesa Fujimi Shobo, Dragon Age desde setembro de 2006, e continua com capítulos mensais até hoje, e atualmente se encontra no capitulo 26. E em Julho deste ano (2010), ganhou uma adaptação em anime de 12 episódios, produzida pela produtora Madhouse, que encerrou a temporada nesta semana.


     Mesmo possuindo uma temática um tanto quanto clichê de pandemia zumbi, e colegiais peitudas com serafukus, HOTD não se restringe à violência gratuita e fanservice, abordando uma visão psicológica, social e política, de como a humanidade reagiria a uma pandemia mortal, onde os mortos voltam a vida e todo o senso comum é destruído, e tudo que resta é lutar pela sobrevivência.

     A trama se passa nos dias de hoje no Japão, quando o mundo se vê, de uma hora para a outra, em uma pandemia mortal, onde os mortos voltam à vida, e basta uma única mordida para se tornas um deles, e a única forma de “matá-los” é destruindo suas cabeças. A historia gira em torno de Takashi Komuro, um típico estudante colegial da Fujimi Gakuen, que sobreviveu ao primeiro surto zumbi na escola, junto com alguns outros alunos e uma enfermeira escolar, e assim que conseguem sobreviver e escapar da escola infestada, percebem o colapso da sociedade, e da moral humana, mas sem deixar de agradar fãs de series zumbis com muito sangue e cabeças explodindo para todo lado.

            Com toda certeza é uma série de ótima qualidade, que vale a pena acompanhar, com um enredo classe S, ação alucinante, alem de um bom fanservice (apesar de o anime apelar bastante no pornô xanxado... rs). Valendo lembrar que o manga está sendo publicado no Brasil pela editora Panini Comics, estando com uma ótima adaptação no formato Tankohon, o volume encadernado completo. 

                                                           - by Ichi
                                           




H.O.T.D - PROMO VIDEO











Dead Fantasy, pancadaria de alta qualidade

Posted by Ichii On 0 comentários


     Dead Fantasy é uma série fan-made de animação em CG criada por Monty Oum, que de inicio parecia ser um crossover entre protagonistas femininos de Dead or Alive contra Final Fantasy, mas que futuramente mostra ser uma pancadaria entre as grandes produtoras SquareEnix e Tecmo, com personagens de Final Fantasy VII, VIII, X, X-2 e Kingdom Hearts no time da SquareEnix, contra Dead or Alive e Ninja Gaiden do lado da Tecmo. 
     Com Animações em 3D de ação ininterruptas de alta qualidade, muito bem produzidas, entre os protagonistas das duas grande produtoras. O que rendeu a Monty Oum, um animador membro da GameTrailers.com, uma alta aceitação entre os fãs. O primeiro vídeo foi lançado em 10 de outubro de 2007, e continua até hoje, produzindo 5 videos da serie. Monty fez tanto sucesso que foi convidado a apresentar seus vídeos na Famicom 2009, realizado na cidade de Califórnia.
     Alem do Dead Fantasy Monty, possui outros trabalhos antigos como Haloid, estrelhando Metroid e Hallo.      

- by Ichi


DEAD FANTASY I



DEAD FANTASY II



DEAD FANTASY III



DEAD FANTASY IV



DEAD FANTASY V



HALOID




DEAD FANTASY - GEE



                                                                                                                                                  

Do Céu a Terra, o fim de Tenjou Tenge

Posted by Ichii On terça-feira, 14 de setembro de 2010 0 comentários

     Tenjou Tenge é realmente uma serie e tanto,  possuindo 24 episodios e mais 2 OVAs, o manga continua com sua publicação até hoje e o autor revelou que a história esta proximo de seu fim, com o desfecho no capitulo 136, que devera ser publicado entre os meses de Outubro ou Novebro de 2010.

    Criado pelo autor Ito “Oh! Great” Ogure, que é conhecido por outros títulos famosos como Ikkitousen e Air Gear, com o ultimo ainda sendo publicado junto com Tenjou Tenge. Alem de ser conhecido por trabalhos antigos como desenhista Hentai, saindo daí seu pseudônimo um pouco sugestivo, e suas mulheres com atributos avantajados. A séria no principio, não parece ser muito atrativa com um roteiro pobre e demasiadamente confuso, sendo mais um Anime de pancadaria, mulheres peitudas e fanservice 


     Mas como ocorre em muitas series, o anime acaba no melhor momento, quando a historia começa a evoluir e fazer um mínimo de sentido, o que acaba por decepcionar muitos fãs. Mas fato é que os animes são na grande maioria meramente comerciais, servindo como belas vitrines animadas para os produtos e mangas, e isso se torna uma estratégia de marketing para se tornar um incentivo para a compra dos mangas, e produtos. Mas isso não deixa de ser algo bom, pois eu fiz e recomendo para todos, afinal logo após o fim do anime a historia se desenvolve de maneira impressionante, preenchendo as lacunas, e aquela historia que antes parecia fraca e sem sentido algum se torna algo realmente incrível, adotando uma postura mais adulta e complexa, tornando a leitura muito interessante divertida e intrigante, sem conta a nítida evolução do traço impecável de Oh! Great, que considero um dos melhores artistas da atualidade, ou seja altamente recomendado para todos !!!

     O manga está sendo publicado no Brasil, com uma ótima adaptação brasileira no modelo Takohon, com volumes completos  e capas originais, sem qualquer cortes ou censura, e esta se aproximando rapidamente da edição original . Valendo a pena da esse apoio a  publicação brasileira de mangas, sendo uma boa dica para quem está procurando algo bom e de qualidade para ler. E após anos árduos de trabalho, Tenjou Tenge esta chegando ao seu desfecho e com certeza deixara muita saudade aos fãs da serie ...
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                   - by Ichi