Trinity Arc é um Blog de conteúdo basicamente Otaku/Nerd em sentindo amplo, não se restringindo a Animes e Mangas, mas indo entre séries, games, filmes e tecnologia. Para isso estarei contando com ajuda de alguns amigos, pelo menos assim espero..

Um pouco sobre o mundo dos Animes e Mangas.

Posted by Ichii On quinta-feira, 23 de setembro de 2010 3 comentários





                  Code Geass, sucesso produzido pela Sunrise com charactrer design original da Clamp
                                                     

     O que talvez muitas pessoas não saibam, e muito menos entendam é a maneira que o mercado de animes e mangas funciona, gerando muita duvida e descontentamento por parte dos consumidores. Quem nunca se perguntou o porquê de um anime muitas vezes acaba na melhor parte, ou mesmo o porquê das produtoras brasileiras insistirem em trazer títulos dublados e muitas vezes censurados. Tentarei explicar aqui o funcionamento deste mercado que tanto nos fascina e faz circular milhões e milhões em todo o mundo.
    
     Na ordem normal das coisas, primeiramente temos os Mangas, para que mais tarde surgir uma versão animada, e quem sabe games. O anime em si não gera muita renda e muitas vezes apenas servem de vitrine animada para os produtos originais como os mangas, livros e DVDs, explicando o porquê de muitas vezes o anime terminar na melhor parte deixando o final aberto, justamente para incentivar a compra do produto original.

     No Brasil muitas vezes as pessoas se perguntam e reclamam (com certa razão), de toda Anime vir dublado e censurado para a TV aberta e mesmo nas TVs pagas, mas de fato devemos agradecer a essas ações, pois o anime vem para popularizar ainda mais a série, e quem sabe assim, atrair mais fãs do que os já cativados pelo produto original, e é com essa popularidade, que futuramente poderá ser refletido na publicação nacional de Mangas e DVDs , onde se pode ter áudio original sem cortes ou censuras, coisa que ninguém deve reclamar.

     As produtoras que trazem os títulos, em série de tv, para o Brasil não se preocupam com o publico fiel e sim com as grandes massas, principalmente as crianças ( o quê também explica o grande numero de animes infantis), que vão ser as pessoas que irão comprar as lancheiras, cadernos e bolsas, o quê gera o verdadeiro lucro, e com o sucesso, teremos o que realmente importa, o incentivo para publicação nacional de Mangas e DVDs, ou seja, melhor acesso para o publico brasileiro.
    
     A origem do animes pode variar bastante, normalmente vem de um Manga famoso, mas pode ocorrer de vir de livros, como Suzumiya Haruhi no Yuutsu e Twelve Kingdoms, e de Games famosos, na maioria dos casos ocorrem com os chamados Visual Novels, os populares jogos de simulação de relacionamento que muitas vezes, tem um final com cenas hentai, como exemplo Fate/Stay Night, Kanon e To Heart.
      Agora vale muito lembrar dos Animes Originais, um estilo pouco utilizado e muitas arriscado, diferente dos demais estilos que são baseados em outras obras e já contam com um publico de fãs dos mangas, livros e games. Os animes originais contam apenas com sua animação e nada mais. Estes são feitos por grandes produtoras como às gigantes Gainax, e Sunrise, famosas produtoras de animes originais, e devido a essa aposta arriscada eles possuem uma mega produção que requer um alto investimento, para garantir alta qualidade de enredo e de animação, justamente para garantir seu sucesso, e saindo da ordem natural das coisas mais tarde pode acontecer de se tornarem mangas e games, com exemplo da famosa serie Gundam, Code Geass, Angel Beats e Tengen Toppa Gurren Lagan.

                                                           Tengen Toppa Gurren Lagann (Gainax)
                                                            

                                                       Gundam 00 (Sunrise)
                                                                    

     Agora que já entendemos um pouco sobre a origem das animações vamos para a diferença entre elas:

Serie de TV: Como o nome já diz, é a versão animada para a TV aberta ou fechada e que serve de marketing para os produtos Originais, como Games, livros ou Mangas. Elas normalmente possuem um lançamento semanal e tem duração de uns 24 minutos, tendo normalmente temporadas de 12 ou 26 episódios, estas séries muitas vezes não possuem muita qualidade de animação devido ao curto tempo para produção, e por causa da exibição na TV aberta ou fechada contem cortes e censuras, fato que pode ser suprido com o lançamento em DVD.

OVA/OAV: Sigla para Original Vídeo Animation ou Original Animation Vídeo, que na verdade são a mesma coisa. OVA é um formato de animação de um ou mais episódios de Anime lançado diretamente no formato de vídeo como VHS e DVD, não tendo exibição prévia na TV. OVAs são complementos ou histórias paralelas das Séries de TV, isso se possuir uma. Tem uma duração mais elevada, e possuir um numero de 1 a 13 episódios.
      Como normalmente cada episódio sai em um único DVD, e são lançados separadamente, podendo ter uma espera de vários meses para publicação de um novo episódio, a animação possui uma qualidade muito superior à da serie de TV, e por sair diretamente em DVD, não possui qualquer corte ou censura.

MOVIES: Estilo de animação que dispensa qualquer explicação, eles são longas metragens com uma grande produção para lançamento nos cinemas.

OAD: Sigla para Original Anime Disk, é um modelo de venda criado pela Kodansha que comercializa o DVD junto com edições especiais e limitadas da Mangas, ou mesmo Games, normalmente conseguidos apenas por reserva antecipada, sendo uma variação de OVA muito mais barata por ser vendida junto com um manga, facilitando o acesso e a distribuição pelas livrarias. Exemplo disso é o OAD de Mahou Sensei Negima ~ Another World e o Ala Alba. Um outro exemplo disso é o OAD .Hack// Liminality, mas fugindo do elemento acessibilidade por ser distribuído junto com o jogo de PS2 .Hack// Legend of the Twilight Bracelet.

                                                Kit do OAD de Mahou Sensei Negima ~ Ala Alba

                                                                                                                     
                                                                                                                             - by Ichi

3 comentários:

Ichii disse...

corrigido problema de post

Francis disse...

Muito bom o post! Concordo sobre a questão da importação de animes mais infantis para conquistar a massa infantil brasileira. Mas discordo que seja plenamente por motivos capitalistas. Acredito que isto reflete um problema sociológico que até hoje não conseguimos superar e não vejo uma prévia para sua resolução: achar que animação japonesa é coisa para criança. De fato, esta é a mentalidade da maior parte da população brasileira. E devo dizer que a própria população de otakus auxília neste pensamento, pois me pergunto como é que séries de alto escalão como Monster ficam mofando nas prateleiras ou mesmo uma série como 20th Century Boys, que acredito nunca chegará por estas bandas... aiai... É triste, mas é assim. No Brasil, anime é coisa para criança e otaku. Àqueles que não se encaixam nestas duas categorias, resta somente a Internet. -.-'
Xico

Ichii disse...

Claro que não podemos generalizar em nada, não posso dizer que seja plenamente, mas infelizmente é a nossa realidade brasileira que denigre a imagem dos animes, mas certas coisas ocorrem mesmo no Japão, que mesmo possuir animações de alta qualidade (como citado no post), muitos autores se prejudicam, pois estão a mercê das produtoras, podendo exigir um conteúdo mais ecchi, para atrair mais publico, fato que acaba por prejudicar a qualidade do titulo. O mercado de anime brasileiro é realmente é muito defasado, mas convenhamos,quem deseja bons títulos nunca procuram a TV aberta, felizmente possuímos outros meios.

Postar um comentário